ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL, CULTURAL, SOCIAL E RECREATIVA DE FORMAÇÃO PERMANENTE
Notícia: II Semana da Interatividade em Roriz promoveu ações de integração social.


O Centro Zulmira Pereira Simões, IPSS de Roriz, promoveu entre os dias 16 e 24 de junho a II Semana de Interatividade em Roriz, uma iniciativa que pretendeu aprofundar os laços entre gerações, quando se comemora, em 2012, o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Entre Gerações – que tem como objetivos chamar a atenção para a importância do contributo dos idosos para a sociedade e incentivar os decisores institucionais a tomarem as medidas necessárias, como o emprego, participação na sociedade e autonomia.

A Semana foi orientada pelos seguintes temas: “Geração de Encontros”, “A Fusão dos Espaços Públicos com os Espaços Privados” e a ”Partilha de Experiências entre Gerações”

A sessão de abertura contou com a presença de Ana Maria Silva, vereadora do Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Barcelos.

A apresentação do livro “A Essência da Morte”, de Filipe Lima e a atuação musical de Cláudio Gomes e do clube Motocavaquinhos marcaram também a sessão de abertura. No dia 18 foi a vez da atuação de A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos, com as peças “O Pranto de Maria Parda” e “Zé Pacóvio”.

Na sexta-feira, 22 de junho, foi o momento de refletir sobre o “Envelhecimento Activo e a Solidariedade entre Gerações”, que contou com a presença, entre outros, do Director do Centro Distrital da Segurança Social de Braga. Esta ação sobre o envelhecimento activo levantou algumas questões, como: estão as respostas sociais (lares, centros de Dia, SAD e outras) realmente capacitadas para este envelhecimento activo?

No conjunto das diferentes necessidades, universidade sénior – recentemente constituída – é uma resposta que promove o envelhecimento activo.

No sábado foi momento dos mais pequenos ficarem a conhecer melhor voluntariado e a forma como exercê-lo no seu dia-a-dia.

O domingo, dia 24, iniciou com a caminhada “Mexe-te pela vida” que seguiu um dos trilhos entre Roriz, Alheira, Montes de S. Lourenço e do Facho, com bastante participação e entusiasmo. À chegada ao Facho, foi realizada uma cerimónia religiosa, seguida de almoço-convívio e animação durante toda a tarde, prolongando-se até ao início da noite.

Ver todas as notícias