ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL, CULTURAL, SOCIAL E RECREATIVA DE FORMAÇÃO PERMANENTE
Notícia: Revista “Responsabilidade Social” reforça valores do voluntariado.


Refletir sobre o voluntariado e a responsabilidade social é o objetivo da revista “Responsabilidade Social”, apresentada no passado dia 8 de setembro, no Auditório da Câmara Municipal, momento que serviu também para uma conversa/debate que contou com a presença de pessoas e instituições envolvidas em projetos de voluntariado.

Elaborada pelo Grupo Temático do Voluntariado, a revista vem dar corpo à vertente de comunicação/informação do Conselho Local de Ação Social, reunindo nas suas 56 páginas um conjunto de depoimentos e testemunhos de voluntários oriundos das mais diversas atividades.

A publicação desta revista, que responde à política de intervenção estruturada pelo Pelouro de Ação Social e Saúde Pública, no âmbito do Plano de Desenvolvimento e da Saúde, coincide com o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações. Razão pela qual é incluía uma separata com o tema da solidariedade entre gerações e das cidades amigas das pessoas idosas.

A sessão de apresentação da revista foi aberta pela vereadora do Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Ana Maria Silva, que destacou os conceitos de “responsabilidade social, inovação social e criatividade” como suportam a ação do voluntariado, na perspetiva do desenvolvimento de sociedades mais justas e solidárias.

A sociedade tem correspondido aos desafios lançados pelo Pelouro, como sublinhou a vereadora, registando-se um aumento assinalável de inscrições no Banco Local de Voluntariado, quer de pessoas (passou de 30 para 180 voluntários) quer de instituições (mais de 30). Também as empresas seguem cada vez mais este movimento, assumindo a sua responsabilidade social.

O painel de intervenientes foi constituído por Aníbal Machado (vice-presidente da HABITAT), João Pimenta (médico dentista, ligado ao “Projeto a Sorrir”), Miguel Novais (presidente da SOPRO, uma ONG), António Rocha (presidente da Junta de Freguesia de Arcozelo), Duarte Nuno Pinto (gerente da empresa P&R - Texteis, S.A.), Maria José Eiras Rodrigues Martins (Mizé Cabeleireiros, do “Projeto Imagem”), João Miranda, (presidente da FRULACT) e Paula Guimarães (da Fundação Montepio).

A sessão foi animada pelo Coro da Associação Juvenil de Perelhal.

Ver Revista "Responsabilidade Social"

Ver todas as notícias