ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL, CULTURAL, SOCIAL E RECREATIVA DE FORMAÇÃO PERMANENTE
Notícia: Rede Social de Barcelos organiza programa de sensibilização sobre os direitos das pessoas com deficiência.


O Grupo Operativo da Deficiência (GOD) da Rede Social de Barcelos leva a efeito, entre 21 de setembro e 3 de dezembro, o programa “Pelos Direitos da Pessoa com Deficiência – Contra as Barreiras da Indiferença”, que se materializa num conjunto de atividades com o objetivo de divulgar e promover os princípios que enquadram a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, no campo das acessibilidades.

Trata-se de uma ação inscrita no Plano de Desenvolvimento Social e da Saúde 2015 e que o GOD realiza pela terceira vez consecutiva. Reconhecendo a importância da solidariedade, o grupo de trabalho, à semelhança do ano passado, conta com a participação da população em geral, como forma de sensibilização e envolvimento de todos no objetivo de assegurar a dignidade e a qualidade de vida dos cidadãos com deficiência.

A iniciativa, que também assinala o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (3 de dezembro), teve o seu começo no dia 21 de setembro, com uma Mostra de Acessibilidades, no Largo da Porta Nova, onde participaram as instituições que compõem o GOD, para mostrar as diversas formas de ação na área do apoio à deficiência. Esta atividade contou com a presença da vereadora do Pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos, Ana Maria Silva, e teve como objetivo proporcionar a divulgação, exposição e experimentação de diferentes produtos facilitadores das acessibilidades, retratadas nos seus diferentes domínios. Procurou-se, também, promover vivências que favoreçam o processo de integração dos indivíduos com deficiência e/ou incapacidade, o exercicio pleno da cidadania e a igualdade de oportunidades.

No mês de Outubro, a principal atividade será o convívio das crianças das instituições do concelho, numa discoteca. A ação, aberta ao público, realiza-se no dia 24, às 14h30.

O programa termina com a IV Caminhada “No mesmo pé de igualdade”, a realizar a 3 de dezembro, a partir das 10h00, nas ruas da cidade. Trata-se de uma atividade aberta à comunidade em geral mas sujeita a inscrição prévia – telefone 253 812 436 e apac@sapo.pt.

O Grupo Operativo da Deficiência é constituído pelas seguintes instituições:

Associação dos Cegos
e Amblíopes de Portugal
– Delegação de Braga;
Associação de Deficientes Motores de Barcelos;
Agrupamento de Escolas Gonçalo Nunes;
Associação dos Amigos
do Autismo;
Associação dos Pais
e Amigos das Crianças;
Associação de Pais
e Amigos de Crianças Inadaptadas;
Associação AVC;
Câmara Municipal
de Barcelos;
Casa de Saúde
S. João de Deus;
Casa de Saúde S. José;
Centro Humanitário
da Cruz Vermelha de Macieira de Rates;
Escola Secundária
Alcaides de Faria;
Hospital Santa Maria
Maior de Barcelos.

Ver todas as notícias